Experimentos > Pressão atmosférica

Introdução

Pressão atmosférica

A reação de combustão (H + O2 → CO2 + H2O) dentro da taça diminui sua pressão interna, pois os produtos da reação são o gás carbônico e a água, ambos mais densos que o ar. Como a pressão do meio externo é maior o líquido é forçado a entrar na taça.

Uma demonstração interessante para fazer juntamente com a explicação do fato do refrigerante subir pelo canudinho: diminuímos a pressão interna da nossa boca e a pressão atmosférica força o refrigerante a subir pelo canudinho.

Pressão atmosférica

Materiais necessários

  • 1 prato
  • 2 copos ou taças de vidro

Comentários

  • RaquelFaria disse em 02/03/2009

    Gostei! Até consigo imaginar uma possível explicação para o experimento, Mas seria muito melhor que você, Patrick, que faz física, colocasse seus conhecimentos no site. Seria por que o oxigênio de dentro da taça que recobre o fósforo aceso é queimado e passa a fazer parte das cinzas. Assim, a quantidade de gás que faz pressão dentro dessa taça diminui e a pressão atmosférica externa se torna maior que a pressão interna, o que faz o líquido se concentrar no interior da taça?

  • Leandro Fantini disse em 28/02/2009

    O experimento está muito bonito e bem visual. Mas, pq isso acontece?

  • Lucas Assis disse em 27/02/2009

    Concordo com os comentários do Pedro.
    Ficaria legal se você acrescentasse pelo menos uma explicação do fenômeno pq quem não o conhece e/ou nunca viu algo relacionado fica um pouco perdido simplesmente só vendo isso.

  • Pedro Célio disse em 27/02/2009

    Olá Patrick tudo bom?
    Gostei do seu experimento, ele é bem bacana!
    Mas acho que ele poderia estar um pouco mais completo com algumas fotos e uma explicação do que está acontecendo, isso enriqueceria e muito sua experiência postada.

Comente

Para fazer comentários é preciso estar cadastrado no PontoCiência.

Cadastre-se ou faça login para comentar este experimento.

Buscar experimento

opções de busca

Experimentos Comunidade Ajuda Quem somos Notícias Outras fontes Contato