Introdução

 

Tema: Encontro de dois móveis.

 

Cronograma: 2 aulas.

 

Objetivos: Mostrar o instante e posição de dois móveis.

 

Material usado: mangueira transparente,esfera de aço ,óleo de soja ,cronômetro e régua graduada.

 

Descrição:

A experiência visa mostrar o encontro de dois móveis: a esfera de aço e uma bolha de ar deixada propositalmente dentro da mangueira. Com uma leve inclinação da mangueira que está fixada na régua ,a esfera desce e a bolha de ar sobe , num determinado instante e posição elas se encontram , provando assim a equação do movimento uniforme , visto na aula teórica.

Evidente que é um experimento para pura visualização.Não esquecer de aplicar a fórmula:
S = So + V.T . Deve-se cronometrar o tempo que a esfera desce e o tempo que a bolha de ar sobe e as devidas posições que elas ocupam na régua graduada ,com isso pode ser feito ainda um gráfico s x t ( num papel milimetrado) , com as respectivas retas para a esfera e para a bolha de ar.

 

 

CONCLUSÃO

Através do experimento foi visualizado o instante e a posição do encontro dos dois móveis visualmente e através do gráfico.

 

 

Materiais necessários

Comentários

  • Thaise Benevides disse em 15/09/2012

    Como eu calculo?

  • Anibal Rivero disse em 18/06/2009

    1- Pelos gráficos e visualmente ,já que está apoiada numa régua e cronometrada por um cronômetro.
    2- Única e exclusivamente para conferir as velocidades.
    3-Muito pelo contário, a velocidade é pequena ,mas dá resultados excelntes.
    Obrigado pelos comentários.

  • Lucas Assis disse em 18/06/2009

    Anibal,
    tive algumas dúvidas com relação a essa atividade:

    1- vc mede o tempo do encontro e a posição do encontro entre a esfera e a bolha ou infere pelos gráficos construídos?

    2- não entendi o uso da equação do movimento uniforme, é para determinar a velocidade da esfera e da bolha?

    3- a velocidade da bolha é suficientemente pequena para fazer as medidas de posição x tempo durante seu deslocamento?

    Quando vc executou essa atividade, pediu para que vários alunos fizessem a medida, ou um é suficiente. Se puder compartilhar sua experiência, pode ajudar a sanar algumas dúvidas e dar idéia pra quem for fazê-la futuramente.

Comente

Para fazer comentários é preciso estar cadastrado no PontoCiência.

Cadastre-se ou faça login para comentar este experimento.

Buscar experimento

opções de busca

Experimentos Comunidade Ajuda Quem somos Notícias Outras fontes Contato