Cobre, prata e ouro Por: Leandro Fantini

Realize o sonho dos alquimistas e transforme uma moeda de cobre em ouro. Descubra o que realmente acontece neste experimento.

Materiais Necessários

  • uma moeda de 5 centavos de real (cobre)
  • 25mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH) 3
  • 25g de zinco em pó
  • um béquer de 150mL ou um copo que suporte calor
  • fonte de calor (chapa elétrica, fogão, microonda
  • maçarico ou lamparina
  • uma pinça
  • uma espátula

Fase 1 - Mãos à obra

Coloque a solução de hidróxido de sódio dentro do béquer e em seguida adicione zinco em pó dentro do béquer com a solução.

Fase 2 - Mãos à obra

Aqueça a mistura até perto da ebulição. A solução tomará um aspecto limpo, e o zinco ficará totalmente precipitado no fundo.

Tome muito cuidado para não respirar os vapores da solução e para evitar respingos. A solução de hidróxido de sódio é corrosiva.

Nesse momento, coloque a moeda dentro da solução com o auxílio da pinça, e certifíque-se de que a moeda esteja sobre o zinco.

OBS: a moeda deve estar limpa e sem oxidação. Você pode limpar a moeda usando uma solução ácida, como por exemplo de vinagre ou suco de limão.

Fase 3 - Mãos à obra

Veja que a medida que o tempo vai passando, a moeda inicialmente com a cor característica do cobre, passa a assumir uma coloração prateada. Aproximadamente dois minutos depois a moeda estará completamente cor de prata.

Fase 4 - Mãos à obra

Retire a moeda com auxílio da pinça. Lave com água corrente e pronto, sua moeda agora é prata, digo, cor de prata.

Mas, se quizer fazer com que ela assuma a cor do ouro, faça o que o passo seguinte diz.

Fase 5 - Transformando a cor de prata para ouro.

Acenda o maçarico, segure a moeda com a pinça e leve-a diretemente à chama por alguns segundos e veja que agora a moeda está cor de ouro. Não precisa aquecer demais.

Esfrie a moeda num copo com água ou na pia antes de manuseá-la.

Fase 6 - O que acontece

Calma pessoal, essa não é  a resposta ao sonhos dos alquimistas. Nós não transformamos cobre em prata, muito menos prata em ouro. Como se sabe o potencial de redução do cobre é maior que o do zinco, então, não era de se esperar que o zinco depositasse no cobre. Porém, foi exatamente isso que se observou. Isso aconteceu pois, em solução de hidróxido de sódio o zinco é oxidado a íon zincato e o hidróxido se reduz a gás hidrogênio como mostrado na equação abaixo.

Zn(s) + 2OH- (aq)         > ZnO22- (aq) + H2(g)

Em solução os íons zincatos formam complexos com os íons hidróxidos e água cuja fórmula é:

[Zn(OH)3(H2O)]-

Estes complexos possuem um potencial de redução maior que o do cobre, daí o porque da deposição do zinco sobre o cobre sem a utilização de uma fonte de energia externa.

Mas, como explicar a cor de ouro ao aquecermos a moeda inicialmente cor de prata?

 Ao aquecermos a moeda feita de cobre coberta com zinco, formou-se na verdade, latão. É isso aí, latão é uma liga metálica feita de cobre e zinco que possui uma cor muito parecida com a do ouro. Assim sendo você conseguiu fazer sua moeda ficar com três cores distintas.

Fase 7 - Para saber mais

O cobre é um dos poucos metais que ocorrem na natureza em estado puro. É um metal de transição localizado na coluna Ib da tabela periódica e possuí temperatura de fusão em torno de 1.080º C e tem densidade 8,9 g/cm3.

O zinco é um elemento químico pertencente ao grupo IIb da tabela periódica (metais de transição), de símbolo Zn. De cor branca cristalina e temperatura de fusão em torno de 420°C.

O latão é uma liga formada pela fusão entre o cobre e o zinco, muito utilizada na fabricação de torneiras, terminais elétricos, tubos, jóias e muitas outras aplicações. Em geral a densidade do latão é em torno de 8,5g/cm3 e possui temperatura de fusão em torno de 955°C.

Comentários - 23 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Nayara Andrade em 30/10/2015 16:20:23

Boa tarde Leandro! Parabéns pelo experimento!

Você saberia, por favor, me dizer a semi-reação do complexo de [Zn(OH)3H2O]- formado?

Obrigada!

Josafary Campelo em 16/10/2012 12:01:40

Nossa cara, muito show esse experimento. E realmente como a Danielle disse, é possível executar a 2° etapa do procedimento (prata para ouro) com a moeda diretamente na chapa de aquecimento...

Parabéns!

Rogerio Palma em 29/03/2012 00:50:37

Tranquilo pessoal, descobri aqui a galvanização eletrolítica, vou jogar o cobre na aliança e depois o zinco desse forma ai em cima a fogo mesmo,tornando assim revestimento de latão, ou cobre depois chumbo tornando assim o bronze,,,si eu estiver errado em algo corrija-me,

Rogerio Palma em 28/03/2012 21:28:16

muito bom o texto, eu precisava de uma ajuda de vcs,,, eu queria saber sobre alianças artesanais, eu fiz aqui algumas de moedas de 25 centavos e de 1 real, diz que o material delas é de liga de aluminio com bronze, só que no acabamento final com lixas até a lixa d áqua elas perderam a cor dourada (preciso lixar elas para ficarem lisinhas ),,, eu queria uma ajuda para deixarem elas amarelinhas,não sei si o segredo esta em fazer com moedas antigas,si tem alguma reação quimica que posso fazer para deixa-las amarelas como ouro etc,,,sei que aqui só tem expert no assunto,,,obrigado

Leandro Fantini em 01/03/2012 10:12:03

Ariany, é isso aí! Que bom que deu certo e os alunos se surpreenderam positivamente.

Ariany Santos em 29/02/2012 13:04:34

Muito legal, eu realize e gostei muito. Os meus alunos ficaram assustados kkk mas eles adoraram

Ricardo Lima em 04/12/2010 17:48:52

primeiro a moeda está coberta de zinco

por um processo meio que parecido com a galvanização

depois ao esquentar a liga de cobre e zinco vira latão

Leandro Fantini em 03/10/2010 15:03:15

Olha, o melhor é comprar zinco em pó mesmo. Existe uma loja de reagentes que se chama Sulfal, lá você encontra.

Obadias Meira em 02/10/2010 19:20:05

Não consigo encontrar o Zinco, de onde eu poderia extrair Zinco para o experimento?

Danielle Jerônimo De Freitas em 10/06/2010 00:54:00

Sobre como tratar o rejeito, o livro Chemical Demonstrations, volume 1, diz que se deve lavar o complexo com ácido sulfúrico numa concentração 1 molar para que haja a formação de sulfato de zinco que é solúvel e assim possa haver o descarte, já que o complexo é instável.

Danielle Jerônimo De Freitas em 10/06/2010 00:48:38

A liga entre o cobre e o zinco (latão) pode ser verificada também numa cor mais intensa dependendo do tempo que você deixa sua moeda de cobre na solução de zinco com hidróxido de cobre, porque daí a moeda fica mais revestida. Quando a moeda assumir a coloração prateada, vc deixa ela em solução por cerca de uns 15 minutos, tira ela do aquecimento com cuidado e lava levemente com água destilada, segurando a moeda sempre com uma pinça metálica. Lavando você retira o excesso de hidróxido de sódio. Levemente, é só secar a moeda num papel toalha e colocá-la diretamente na chapa de aquecimento. O cor do latão fica bem intenso.

Leandro Fantini em 09/06/2010 09:56:40

Gostei da dica Danielle.

Danielle Jerônimo De Freitas em 09/06/2010 00:34:33

Na verdade se vc colocar a moeda recoberta com o zinco diretamente na chapa de aquecimento, ao invés de colocar na chama do bico de Bünsen, o efeito visual é bem melhor. A temperatura é uniforme e a liga metálica do cobre com o zinco (o latão) fica com uma cor dourada realmente bem intensa semelhante ao ouro.

Leandro Fantini em 17/04/2010 09:51:12

Matheus, curioso seu relato. Não há necessidade de se fazer mais nada além de levar ao fogo por alguns segundos após a moeda ter ficado "prateada". Você fez como no vídeo, segurou com uma pinça? Não tem segredo.

Matheus Rebouças em 16/04/2010 21:23:01

testei esse esperimento, até a parte da "transformação em prata" ocorreu tudo bem mas por mais tempo que eu deixasse a moeda no bico de bunsem ela não adquiriu a cor dourada, pensei que não tivesse atingido a temperatura sulficiente para a criação da liga mas nos comentários vi que é necessário apenas alguns segundos, ou que ela poderia ocorrer naturalmente após algum tempo, se alguem puder me dar uma suposição do que poderia ter dado errado eu agradeceria muito! abraço, muto bom o experimento.

Sheilla de Oliveira em 07/07/2009 15:21:19

Muito bom Leandro!!!!

Guilherme Roberto Gonçalves em 03/05/2009 17:45:44

Maravilhoso, se fosse verdade ² !!!

Pedro Célio em 05/12/2008 11:54:17

Muito bom!

Seria tão bom se fosse verdade...

Pedro Henrique de Paula Melgaço em 04/12/2008 13:04:41

esse lelê só me dá orgulho!

Raquelfaria em 04/12/2008 12:40:37

Ótimo!!!

Frequentador - Nitrato em 04/12/2008 01:16:04

Ah, quase me esqueço de dizer, o zinco em pó não é necessariamente requerido para este experimento.. Basta possuir algum pedaço de zinco.

Para fazer a solução de zincato, qualquer sal de zinco que você tenha poderá servir. Por exemplo, tenho sulfato de zinco que havia comprado numa loja de adubos e que já havia usado. Isto em solução reagindo com NaOH dá hidróxido, que em presença de excesso de NaOH calor, se dissolve dando zincato do mesmo jeito. Só vai ficar de impureza, teoricamente, ions sulfato "assistindo" a reação, mas não vai dar praticamente diferença alguma.

Frequentador - Nitrato em 04/12/2008 01:12:35

Já havia realizado este experimento ah alguns meses, é extremamente interessante; o bom é se pegar moedas mais novas e deixar imersas em vinagre por algum tempo, depois remover e lavar bem.

O meu zinco em pó eu mesmo produzi, via eletrólise de dois eletrodos de zinco (sucata) em solução de NaCl com um pouco de NaOH.

Se você guardar a moeda cinza por um tempo considerável, ao menos 6 meses - 1 ano, vai reparar que ela começará a tomar a tonalidade ouro, isto acontece devido ao fato da camada de Zn depositada ser bem fina, isto facilita a difusão dos atomos de zinco entre os de cobre na superficie de contato, efetivamente ligando-os..

Leandro, muito boa a sua descrição.

Laura Xavier em 03/12/2008 21:14:44

Muito bacana!!!!!

Bem simples de fazer!

ótimo visual