1. Introdução:
O jogo “Genética em Jogo” tem como objetivo contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos educando. Por ser uma atividade lúdica espera-se que os alunos construam o conhecimento de forma a desenvolver não somente o raciocínio crítico, mas também os sentidos, emoções e as relações sociais existentes quando se trabalha em grupo, mesmo que aja uma competição, sendo ela saudável e estimulante aos educando.
É um jogo baseado no tradicional jogo de tabuleiro, onde os competidores deverão andar pelas casas do tabuleiro respondendo questões referentes ao conteúdo de genética, além de aprenderem sobre curiosidades do mundo da genética. O tabuleiro (Figura 1) consiste em uma sequência de casa, que se inicia na casa SAÍDA e termina quando um dos competidores consegue alcançar a casa CHEGADA primeiro. Durante o caminho, há três casas com cores diferentes: a casa rosa (pergunta), a casa verde (curiosidade) e a casa azul (voltar casa, avançar casa, ficar uma rodada sem jogar, etc ).
2. Objetivos específicos:
3. Conhecimentos prévios:
Construindo o tabuleiro:
Obs.: em caso de duvidas, consulte a imagem fornecida (figura 1).
O grupo realizou várias pesquisas, selecionou e adaptou várias perguntas que fossem capazes de revisar todos os conteúdos de genética citados anteriormente.
Aqui serão disponibilizadas essas questões. Ao todo são 12 páginas, contendo:
Imprima as 12 páginas em folha A4, ou em outro papel de sua preferencia. Em seguida, recorte as cartas utilizando uma tesoura.
Regras do Jogo:
1) Para decidir quem começará, todos os componentes jogam o dado. Aquele que obtiver o maior número, será o primeiro, e assim por diante.
2) Assim que decidirem a ordem dos participantes, o primeiro jogador lançará o dado e andará com seu peão o número de casas correspondentes.
3) Existem três tipos de casa: As de perguntas, as de curiosidade e a de ações.
4) Quando o participante cai em uma casa de pergunta, ele deverá pegar uma carta de pergunta e responde-la. Caso responda corretamente, continuará jogando com os colegas, caso responda erroneamente, deverá permanecer uma jogada sem jogar.
5) Quando o participante cai em uma casa de curiosidade, ele deverá pegar uma carta de curiosidade e apenas lê-la para o grupo. Continuará jogando normalmente.
6) Quando o participante cai em uma casa de ação, ele deverá ler o que está escrito na casa e realizar a ação correspondente.
7) O vencedor do jogo é aquele que irá chegar primeiro ao final do tabuleiro.
Dia anterior:
|
Procedimentos
|
|
PRÉ TESTE – QUESTIONÁRIO DO EDUCANDO
Escola: ________________________________________________________________ Aluno(a): _______________________________________________________________ Conteúdo abordado: Genética |
Questões:
1) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.
2) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?
3) O cariótipo está relacionado com:
4) O que é fenótipo?
PÓS TESTE – QUESTIONÁRIO DO EDUCANDO
Escola: ________________________________________________________________ Aluno(a): ______________________________________________________________ Conteúdo abordado: Genética |
Questões:
1). Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?
2). Em organismos diploides sexuados, cada par de cromossomo é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozoides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?
3). A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por “maravilha”, apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração F1 dará flores de coloração rósea. Intercruzando-se elementos dessa geração, na geração F2 aparecerão flores brancas, rosadas e vermelhas na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode concluir que se trata de um caso de:
Você precisa estar logado para comentar.