Pílulas de Ciência UFMG: Seleção Natural Por: Adlane Vilas Boas

Você já deve ter ouvido falar em Charles Darwin. Ele é um famoso naturalista inglês que publicou o livro “A Origem das Espécies” em 1859, há 150 anos. Neste livro ele explica conceitos, como o de seleção natural, que constituem as bases para a teoria de Evolução. O ano de 2009 foi escolhido como o Ano de Darwin, pois se comemoram os 200 anos do seu nascimneto e os 150 anos de "A Origem das Espécies". No vídeo é apresentado o conceito de seleção natural e como pode-se aplicar este conceito à evolução das espécies e ecologia de populações .

O exemplo usado no vídeo é de predação, mas deve ser enfatizado ao aluno que seleção natural envolve outras adaptações e que o mais adaptado é aquele que pode produzir mais prole numa geração seguinte. Se houver tempo o professor pode também usar o vídeo com a Pílula de Ciência - Resistência a antibióticos como um outro exemplo de seleção natural.

Este vídeo foi produzido para o projeto "Pílulas de Ciência", realizado pelo Núcleo de Apoio à Divulgação Científica da UFMG, com apoio da FAPEMIG. 

Materiais Necessários

  • Data show ou televisão;
  • Computador.

Fase 1 - Utilizando o vídeo em sala de aula

O vídeo foi preparado especialmente para ser utilizado por professores de Ensino Fundamental e Médio em sala de aula. Ele faz parte da coleção “Pílulas de Ciência UFMG: Motivando a Aprendizagem Escolar”, publicada com o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

O roteiro deste vídeo foi escrito com uma linguagem simples e acessível para a maior parte dos alunos, assim os professores podem utilizá-lo em sala de aula. Pode haver a exibição deste recurso por uma projeção, utilizando data show ou televisão, ou por acesso ao site do pontociência, utilizando computador com acesso a internet.

Confira o vídeo:

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Marissol Morbio em 18/10/2011 23:05:09

Gostei do video, bem interessante, mas a como considerar predação e ambiente como uma seleção natural?