Relógio estelar Por: Grupo de Física Uerj Do Deq

Como você sabe, a esfera celeste (superfície imaginária na qual parecem estar “fixadas” todas as estrelas) tem um comportamento extremamente regular em seu aparente giro diário ao redor do eixo da Terra. Usaremos esta regularidade do aparente movimento da esfera celeste para construirmos um relógio estelar. Vamos apresentar uma orientação para que você construa um relógio, cujas horas serão lidas sobre um disco com as 24 horas nele desenhadas e pela ponta de um ponteiro móvel sobre a base na qual estão marcadas as 24 horas.

Um pouco de teoria:Como a esfera celeste realiza um movimento aparente de rotação ao redor da Terra e gasta 24 horas para dar uma volta completa, então, dividindo os 360 graus do círculo por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora (sideral), que em boa aproximação aqui pode valer como a hora (média) dos relógios de pulso. Ou seja, a esfera celeste (ou o céu) “gira” 15 graus a cada hora ao redor da Terra. Nosso relógio estelar será bem simples, pois terá só um ponteiro e somente as linhas das horas inteiras e das meias horas, ou seja, ele não vai marcar minutos e segundos. 

Conclusão: Nesse experimento você irá aprender,como observar as horas a partir do Cruzeiro do Sul.

Materiais Necessários

  • 1 Papel cartão/ 1 caneta hidrocor/ 1 tesoura/1 co

Fase 1 -

Esta é a foto do relógio estelar que está disponível neste site

Fase 2 -

Utilizando o papel cartão para tornar o nosso relógio mais resistente. Percebemos que se usarmos o papel por inteiro em que foi impresso o relógio cabem aproximadamente quatro relógios, porém  se cortamos podemos ver que podem ser fabricados mais de quatro relógios em um único papel.

Fase 3 -

O próximo passo a ser feito depois do papel impresso do relógio estelar e colado no papel cartão, será dar forma ao nosso relógio.

 

Fase 4 -

O experimento está quase pronto.O único detalhe que falta é montar o relógio estelar, por isso que precisamos do parafuso para deixar as três partes no mesmo centro.

 

Fase 5 -

Aqui o nosso experimento está pronto. Para Usá-lo basta identificar a constelação do Cruzeiro do Sul, ajustar o dia e e mes do disco giratório do relágio estelar para que ele fique na posição indicada no seu topo. Em seguida estica-se o braço segurando o relógio estelar pela sua base (mantenha o relógio sempre na vertical), na direção aproximada do pólo celeste sul e gira-se o ponteiro até que as duas estrelas do madeiro maior do Cruzeiro do Sul sejam visíveis através do recorte feito no "cabo"  do ponteiro. Quando estas duas estrelas ficarem visíveis dentro do referido recorte, então, o ponteiro do relógio estelar indicará, aproximadamente, a hora local.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Lucas Assis em 03/07/2009 13:55:49

Legal o relógio. Porém o link para o modelo não apareceu.