Introdução

Microbiologia

Na série Microbiologia através de Experimentos procuramos mostrar aspectos gerais das bactérias, vírus e fungos, como também a importância da higiene para a prevensão de doenças causadas por esses organismos.


Bookmark and Share

Experimentos

 


O mistério do Queijo MinasO mistério do Queijo Minas
por Raquel Faria
Cenair de Souza Ferreira, 53 anos, fabrica queijo minas e manteiga a partir do leite cru. Aprenda com ela os segredos da produção do queijo minas frescal em casa, pois fazer queijo também é um processo Biológico e Químico.




Você sabe lavar as mãos?Você sabe lavar as mãos?
por Raquel Silva
Será que quando você lava as mãos você consegue realmente eliminar os microorganismos presentes na pele? Veja a seguir como você pode conferir isso.

 


 

Teste de GramTeste de Gram
por Raquel Silva
Aprenda a fazer um teste de gram, utilizando materiais alternativos, facilmente encontrados em farmácias e mercados.



 


Ubiquidade de microorganismosUbiquidade de microorganismos
por Raquel Silva
Apresentamos passo a passo um experimento que pode ser utilizado para pesquisar a presença de microorganismos nos diversos ambientes.


 



Como funciona uma autoclaveComo funciona uma autoclave
por Raquel Silva
A autoclave é formada por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal, onde geralmente fica a resistência que aquecerá a água (A). Possui uma tampa que apresenta parafusos de orelhas (B) e permite fechá-la hermeticamente. Em cima da tampa estão a válvulas de segurança e de ar (C). Apresenta também uma chave de comando para controlar temperatura (D) e um registro indicador de temperatura e pressão (E).

 


O teste do desinfetanteO teste do desinfetante
por Raquel Silva
É muito comum a utilização de desinfetantes para deixar os ambientes limpos e cheirosos. Mas será que esses produtos são realmente eficientes para a eliminação de microorganismos? Com o teste descrito logo a seguir, você poderá avaliar essa eficiência, observando a presença de microorganismos em superfícies, antes e depois do tratamento com desinfetantes.

 


Corrente epidemiológicaCorrente epidemiológica
por Raquel Silva
Você já pensou em quantas doenças podem ser transmitidas por microrganismos existentes nas mãos? O que acontecerá se você apertar as mãos e cumprimentar alguém que acabou de espirrar, colocou a mão na boca e ainda não a lavou? Será que é possível ser contaminado com fungos, bactérias e vírus através do aperto de mão?

 


Por que devemos lavar as mãos?Por que devemos lavar as mãos?
por Raquel Silva
Uma das características importantes que diferencia o homem dos outros seres vivos é a grande habilidade manual que este possui. Podemos fazer quase tudo com as mãos, e com isso ela se torna um dos maiores veículos para transmissão de microorganismos e infecções. Por isso lavá-las corretamente com água e sabão é a medida mais simples e eficaz de você ajudar a reduzir a transmissão de infecções, proteger a si e aos que o rodeiam.


Por que os alimentos estragam?Por que os alimentos estragam?
por Raquel Silva
Quando deixamos um alimento aberto ou fora da geladeira por alguns dias, ele estraga. Aparece mofo, bolor e, dependendo da quantidade de tempo, pode aparecer até larvas. O tipo de alimento e também a quantidade de água que tem nele influenciam no desenvolvimento desses organismos. Então veja nesse experimento como água e o sal têm influência na degradação dos alimentos.

 


Por que devemos escovar os dentes?Por que devemos escovar os dentes?
por Débora D'Ávila Reis
Na nossa boca vivem naturalmente vários tipos de bactérias. Comprove a existência de bactérias na cavidade bucal através deste experimento.


 

 


Pílulas de ciência UFMG: Resistência a antibióticosPílulas de ciência UFMG: Resistência a antibióticos
por Adlane Vilas Boas
Este pequeno vídeo pode ser usado como estimulador da aprendizagem em diferentes contextos. Quando se fala sobre bactérias, saúde, evolução, mutação, genética.

 


Esterilizando com uma panela de pressãoEsterilizando com uma panela de pressão
por Raquel Silva
A autoclavagem é uma das técnicas mais utilizadas em laboratórios de pesquisa e em hospitais. É um processo físico de esterilização que acontece por ação de vapor saturado sob pressão (calor úmido). Mas como a autoclave é um equipamento caro e nem sempre disponível, apresentamos aqui uma alternativa para a esterilização dos materiais para o seu experimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coleções



Ciência di Buteco






Kit Básico do Professor





Pílulas de Ciência





Evolução

 


Ciência na Roça





Astronomia

 



Radioatividade

 



Microbiologia



Inércia





































Experimentos / Comunidade / Ajuda / Quem somos / Notícias / Outras fontes / Contato

Cúmplice.net